Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Março, 29 2022

É preciso matar bactérias da carne de porco antes de cozinhar?

Ainda hoje muita gente se pergunta: é preciso adotar algum procedimento para matar as bactérias da carne de porco antes de cozinhar?

Se essa dúvida ainda paira no ar, muito se deve ao fato de que, antigamente, algumas pessoas deixavam a carne de porco de molho no limão ou no vinagre, na intenção de matar bactérias.

Mas, veja bem, não é preciso fazer isso!

Na verdade, nesses casos, os efeitos podem acabar sendo negativos – como prejudicar a textura e o sabor dos cortes suínos. Ninguém merece, né?
Venha com a gente entender tudo sobre esse assunto!

Como surgiu esse mito?

Há algumas décadas, a carne de porco não tinha uma boa reputação no Brasil. Isso porque muitos criadouros não seguiam normas sanitárias nem garantiam uma boa alimentação aos animais.

Existia, sim, a possibilidade de a carne suína conter bactérias que poderiam ser prejudiciais à saúde. No entanto, esse cenário mudou completamente.

Hoje, a carne de porco é produzida seguindo rigorosos padrões de qualidade e a alimentação dos animais é acompanhada de perto por especialistas.

Aqui na Perdigão, a qualidade é a nossa prioridade! Tanto que boas práticas estão presentes em absolutamente todas as etapas da nossa cadeia produtiva.

Prejuízos ao deixar a carne de molho

Você sabia que, por serem ácidos, o limão e o vinagre podem deixar as carnes cruas mais duras? Isso porque o ácido influencia na textura das fibras e gera a evaporação da água presente nos cortes.

Além disso, seus sabores são fortes e podem influenciar diretamente no gosto que a carne terá após o preparo, independente do corte acabar sendo cozido, frito ou assado.

Claro que algumas gotinhas de limão podem cair muito bem ao acompanhar pedaços crocantes de carne de porco e de bifes suculentos. No entanto, o sabor seria totalmente diferente se esses cortes de carne de porco fossem mantidos de molho apenas no limão ou no vinagre por minutos ou até mesmo horas.

Há riscos em comer carne de porco malpassada?

Não, inclusive o consumo de carne de porco malpassada é comum e agrada a diversos paladares.

Contudo, bem como no consumo de carnes bovinas, é muito importante saber a procedência dos cortes.

Por isso, procure sempre comprar de marcas nas quais você confia e que têm anos de tradição no mercado, como a Perdigão.

Se você é fã de churrasco, clique aqui e descubra o tempo ideal de cada carne no braseiro. Você vai conferir dicas de ouro para deixar a carne de porco levemente malpassada no churrasco, é uma delícia!

A carne de porco é muito saudável

Rica em proteínas, vitaminas e nutrientes, o consumo da carne suína é indicado em alimentações saudáveis e equilibradas.

Afinal, ela oferece muitas vantagens para o bom funcionamento do corpo humano, tanto para crianças quanto para adultos e idosos – e até mesmo atletas se beneficiam do consumo de carne de porco, você sabia?

Conheça os deliciosos cortes da Linha de Suínos Perdigão Na Brasa e escolha a opção ideal para a sua próxima refeição!

Compartilhe agora mesmo:

A Perdigão utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.