Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Na brasa
Outubro, 15 2020

Na Brasa Certa! Descubra o Tempo Ideal De Cada Carne no Braseiro

Não tem jeito! Todas as vezes em que vamos a um churrasco e ficamos perto do churrasqueiro, as frases que mais ouvimos são:

“Vai demorar para sair o coraçãozinho?”
“E essa linguiça, sai ou não sai?”
“Essa costela ainda vai demorar muito para ficar pronta?”
“E aí, rola aquela carninha mal passada?”

Ficar no comando de uma churrasqueira, apesar de muito prazeroso, não é uma tarefa tão simples como muitas pessoas pensam. Não basta apenas colocar o carvão na churrasqueira, acender o fogo e deixar as carnes lá por alguns minutos.

É preciso entender qual é a temperatura correta para o início do churrasco, o tempo de braseiro (período em que a carne fica dentro da churrasqueira) de cada tipo de carne e a distância correta entre a grelha e a brasa. Se você é o churrasqueiro oficial dos eventos — ou o auxiliar — e precisa entender como o processo de cocção funciona, veja todas as dicas que separamos para você:

O braseiro

Antes de falarmos sobre o tempo que cada carne deve ficar na churrasqueira, algumas dicas a respeito da administração da brasa durante o seu churrasco são essenciais:

  • ● Concentrar a brasa em um canto da churrasqueira e administrá-la com o carvão não queimado, faz com que a temperatura interna aumente. Por outro lado, quando você espalha o carvão ou deixa ele todo no centro, é natural que a churrasqueira perca um pouco de calor;
  • ● O tempo médio para acender a brasa é de 20 a 30 minutos. Não coloque as carnes antes deste período, pois a queima inicial do carvão libera uma substância chamada alcatrão, que é bastante tóxica para o organismo;
  • ● A temperatura ideal do braseiro é de 400ºC;
  • ● Para saber se você já pode colocar as carnes na churrasqueira, coloque a palma da sua mão a uma distância de 5 cm da grelha e conte até 5. Se você conseguir mantê-la ali por este período, significa que o churrasco já pode começar.

Distância da carne na brasa

O tempo que a carne deve ficar na churrasqueira pode variar de acordo com a distância em que ela está em relação a brasa, além do peso e do corte, é claro!

As carnes com menos de 1,5 kg devem ser grelhadas em uma distância de 15 a 30 cm do fogo, já as carnes acima desse peso, devem ser assadas e colocadas a uma distância de 45 a 60 cm do fogo.

Se pensarmos em espessura, postas e bifes devem ficar na distância de 15 a 30 cm em relação à brasa. As peças inteiras, por sua vez, ficam em uma distância maior, entre 45 e 60 cm.

Tempo para cada tipo de carne

Cada carne possui um tempo “ideal” para ficar dentro da churrasqueira. Por isso, separamos para você qual é o tempo mais indicado de cada peça.

Linguiça

A linguiça é uma das carnes mais usadas para iniciar o churrasco. Geralmente, ela precisa de 40 minutos para obter um cozimento uniforme e para ficar crocante por fora e suculenta por dentro. O ideal é que ela fique em uma distância de 40 cm da brasa.

Costela de Porco

A costela de porco deve ficar a uma distância média de 30 a 45 cm do braseiro (dependendo do peso da peça). Primeiro, deixe a costelinha na churrasqueira por 40 minutos com os ossos virados para baixo. Após esse período, vire e peça e deixe mais 30 minutos com os ossos voltados para cima.

Copa Lombo

Para fazer a peça inteira de copa lombo, coloque-a no espeto em uma distância de 40 cm da brasa.

Durante o período de 1 hora, vire a peça de lado a cada 15 minutos. Para não perder a suculência, indicamos que ela seja embrulhada em papel alumínio durante o tempo em que estiver na brasa.

Pancetta Suína

Utilize a pancetta inteira ou a pancetta em tiras, enrole-a em papel alumínio e deixe assar por cerca de 1 hora na distância de 40 cm da brasa. Após esse período, faça a retirada do alumínio e deixe a peça mais alguns minutos na churrasqueira com o lado da pele voltado para o braseiro, esse processo irá “pururucar” a pele.

Picanha Suína

Para peças inteiras da picanha suína o indicado é deixar por 40 minutos (20 de cada lado) na brasa, a uma distância de 45 cm.

Filé Mignon Suíno

Para peças inteiras do filé mignon suíno indicamos deixar 40 minutos (20 de cada lado) a uma distância de 45 cm da brasa. Os filés que tiverem de 2 a 3 cm de espessura devem ficar 10 minutos na churrasqueira em uma distância de 15 cm da brasa.

Coxa e Sobrecoxa de frango

A coxa e sobrecoxa de frango devem ser assadas em distância de 40 cm da brasa por 50 minutos (25 de cada lado).

Coxinha da asa de frango

O tempo de braseiro da coxinha da asa de frango é mais rápido. Deixe por 20 minutos (10 de cada lado) em uma distância de 40 cm da brasa.

Coração

Para ter corações de galinha crocantes e suculentos, espete-os em palitos de churrasco ou em um espeto e deixe-os no braseiro por 30 minutos em uma distância de 30 cm da brasa. Vire-os algumas vezes para que eles fiquem com aspecto uniforme.

Carne Bovina

Existem diversos cortes bovinos, mas a peça mais consumida nos churrascos, sem sombra de dúvidas, é a picanha.

O tempo de braseiro de uma peça inteira de picanha é de 40 minutos em uma distância de 40 cm da brasa (peça grossa). Os bifes no tamanho de 3 cm de espessura devem ficar cerca de 16 minutos (8 de cada lado) a uma distância de 20 cm. Neste tempo, a carne deverá ficar ao ponto para mal passada.

Temos certeza de que com essas informações os seus churrascos ficarão muito mais saborosos e suculentos. Conheça a nossa linha completa de produtos clicando aqui. #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo: