Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Na brasa
Novembro, 19 2020

Dúvidas em como armazenar e descongelar as carnes? Aqui explicaremos tudo para você!

É impossível negar que, no mundo em que vivemos, o tempo é um fator crucial. Afinal, as relações ocorrem de forma cada vez mais veloz, e isso reflete em toda a nossa rotina.

Em um clique conseguimos falar com alguém do outro lado do planeta e, em minutos, recebemos o nosso almoço na porta de nossas casas, por meio de um aplicativo.

Por isso, estamos condicionados a sempre procurar por soluções rápidas e práticas para o nosso dia a dia, um grande exemplo dessa busca é a ida ao supermercado.

A maioria das pessoas faz compras mensais, onde diversos itens são comprados ‘’em uma tacada só’’, envolvendo praticamente todas as gôndolas: desde os produtos de higiene, até a parte do açougue.

Sendo assim, muita gente se preocupa com a maneira correta de armazenar os produtos comprados, em específico as carnes que serão usadas no decorrer do mês. Isso se aplica, inclusive, ao armazenamento das peças adquiridas para o famoso churrasco!

O evento normalmente é marcado para o final de semana, e ninguém quer deixar para comprar os produtos de última hora. Assim que a quantidade de pessoas é confirmada, o responsável pela churrasqueira já quer garantir a carne!

Sendo assim, é necessário muito cuidado na hora de armazenar e, principalmente, de descongelar o que foi comprado.

As carnes, por serem itens perecíveis, merecem atenção redobrada!

Muitas pessoas se sentem inseguras em como fazer esse processo da maneira correta (e há ainda aquelas que não sabem nem por onde começar!).

Para descomplicar, separamos algumas dicas para você ficar por dentro do assunto e conseguir realizar essa tarefa com facilidade e segurança!

Boa leitura!

Resfriar X Congelar

Um dos primeiros pontos para entender, é que você pode tanto resfriar a carne, como congelá-la. E acredite, estamos falando de processos totalmente diferentes!

A carne, quando resfriada, deve ser consumida em até 3 dias. Entretanto, quando congelada, o seu prazo de validade é de 3 a 8 meses, variando de acordo com a peça.

Para resfriar a carne, coloque-a em um recipiente e leve à geladeira ou refrigerador. Importante: nunca deixe a carne exposta na geladeira, mantenha-a sempre na embalagem original ou em um pote bem fechado.

Armazenagem e Congelamento

Para congelar a carne da maneira correta e fazer com que ela mantenha as suas propriedades conservadas, é preciso estar atento a alguns aspectos.

  • ● Ao congelar a carne, ela não poderá ficar exposta no freezer. Por isso, a maneira mais indicada é armazená-la em embalagens que possuem pouco ar, como os modelos a vácuo ou em potes que possuem um bom fechamento;
  • ● Ao congelar as carnes em pedaços inteiros, você evita que as superfícies dos cortes fiquem expostas, evitando a proliferação de bactérias. Porém, caso a sua intenção não seja preparar o pedaço inteiro, sem crise, congele em porções pequenas e ideais para você e a sua família;
  • ● Não tempere e nem retire as gorduras e cartilagens antes de armazenar a carne. O tempero pode mudar o sabor com o passar do tempo; já as gorduras e cartilagens, além de protegerem a peça, fazem com que a carne seja preservada por muito mais tempo.

Descongelamento

A carne deve ser descongelada com até 24 horas de antecedência, por isso, o ideal é retirá-la do congelador e transferi-la para o refrigerador. No dia seguinte, ela estará da maneira ideal para ser preparada.

Entretanto, caso você precise de um tempo mais curto para o descongelamento, aqui vai uma boa dica: cerca de 30 minutos antes de prepará-la, tire-a do congelador e coloque-a em uma vasilha com água. Passado esse tempo, ela também estará pronta para ir ao fogo!

Não é indicado descongelar/congelar a carne mais de uma vez, pois a peça perde água e algumas propriedades quando descongelada, o que pode alterar a sua textura e aumentar o risco de contaminação.

Agora que você aprendeu a maneira mais adequada de congelar e descongelar as suas carnes, que tal fazer aquele churras para animar a semana? Está sem carnes no freezer? Não tem problema!

A linha Perdigão NABRASA conta com diversos cortes prontos para você apreciar o melhor do churrasco. Conheça a nossa linha de produtos e #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo: