Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Na brasa
Outubro, 10 2020

De Norte a Sul: Conheça os Principais Acompanhamentos dos Churrascos ao Redor do Brasil

Não é novidade para ninguém que o Brasil, além de ser um país exuberante por conta de suas belezas naturais, possui uma culinária muito rica, colorida e extremamente deliciosa.

Afinal, basta visitar qualquer estado para sentir — e experimentar — essa variedade de ingredientes, cheiros e sabores.

Entretanto, o churrasco, independentemente da região, tem presença garantida na mesa e no coração dos brasileiros.

Na churrasqueira do quintal, na beira da piscina, no chão ou na bancada da cozinha do apartamento, o famoso “churrasquinho”, além de estar presente em todas as regiões, conta com os mais diversificados — e curiosos — acompanhamentos.

Quer saber quais pratos deixam os churrascos ainda mais gostosos em cada cantinho do nosso país? Vem com a gente!

Sudeste

Variedade, essa é a palavra que resume os acompanhamentos dos churrascos na Região Sudeste.

Aliás, se você visitar qualquer churrascaria nos estados que contemplam essa região, não estranhe se você encontrar nos buffets algumas opções de comida japonesa, massas, frutos do mar, batata frita etc.

Nos churrascos realizados em casa, por exemplo, é comum a presença do arroz branco, maionese, farofa, vinagrete, pão francês, pão de alho, queijo coalho e da salada de alface com tomate.

Em Minas Gerais, especificamente, o feijão tropeiro e a mandioca (frita ou cozida) podem dar o “ar da graça”.

Vale lembrar que essa variedade de acompanhamentos, principalmente em São Paulo, deve-se à junção de diversos povos e culturas.

Norte e Nordeste

Feijão-de-corda, macaxeira (ou mandioca), farinha, queijo coalho, manteiga de garrafa e carne de sol. Esses são alguns dos acompanhamentos que diferenciam o churrasco nordestino.

É importante frisar que os churrascos nessas regiões, assim como em grande parte do Brasil, contam com os mais variados tipos de carne. Entretanto, a carne de sol, bem comum no Nordeste, ganha bastante destaque.

Aliás, o “espetinho nordestino”, que é composto de carne seca dessalgada e cortada em cubos, queijo coalho e legumes (sendo esses dois últimos opcionais), além de ter presença garantida nos churrascos da região, é delicioso e fácil de fazer.

No Norte, o baião de dois pode aparecer como uma ótima opção de acompanhamento. Vale lembrar que nessa região, além das carnes vermelhas e do frango, é marcante a presença dos peixes nos churrascos, por isso, a farofa de banana-da-terra pode ser um item muito interessante. Muito bom, não é mesmo?

Sul

Todos nós sabemos que o churrasco é parte importante da cultura sulista. Paixão entre os gaúchos, a carne na brasa é muito apreciada e valorizada.

Para os moradores dessa região, o preparo do churrasco envolve diversas etapas, como o corte correto, o uso exclusivo do sal grosso, a altura certa da grelha em relação às brasas, entre outros aspectos.

Diferente de outras partes do Brasil, a linguiça toscana com farofa é servida como entrada e não, necessariamente, durante o churrasco com as outras carnes.

O arroz carreteiro, bastante popular no Rio Grande do Sul, entra como uma boa opção de acompanhamento. Além dele, a maionese de batata com cenoura, o feijão tropeiro, o pão de alho, a farinha de mandioca e o vinagrete, também podem acompanhar os churrascos.

Centro Oeste

O feijão tropeiro, o arroz branco, a mandioca e o vinagrete podem ser encontrados facilmente nos churrascos desta região.

Entretanto, algumas particularidades precisam ser destacadas: em Goiás, por exemplo, a famosa Farofa Goiana (feita com farinha, bacon, linguiça, ovos, cenoura, vagem, milho verde etc.) faz parte dos churrascos, além do arroz com pequi.

Típico da região do Pantanal, o caldo de piranha é servido em cumbucas ou xícaras e pode ser engrossado com farinha de trigo. Geralmente, esse prato é servido como entrada antes das famosas peixadas ou do próprio churrasco.

E você? Quais desses acompanhamentos despertaram a sua curiosidade?

Sozinho ou acompanhado, não importa, sempre existe um bom motivo para se fazer um churrasco!

Por isso, separe as suas carnes, prepare os seus acompanhamentos preferidos e #mandabrasa.

Acesse o nosso site, veja toda a linha de produtos, conheça as nossas receitas e compartilhe as diversas dicas com os seus amigos!

Compartilhe agora mesmo: