Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Na brasa
Outubro, 27 2020

Hoje é Churras lá no Meu Apê! Confira as Dicas Para Fazer Churrasco em Apartamento

Não há como negar que uma das maiores paixões do povo brasileiro é o bom e o animado churrasco. Na maioria das vezes, essa é a escolha certa de milhares de pessoas que desejam confraternizar, comemorar e apreciar uma boa carne.

Não importa o local, sempre dá para organizar um churrasco, até mesmo em ambientes menores e não planejados para esse tipo de evento, como os apartamentos, por exemplo.

Apesar dos empreendimentos mais modernos já contarem com a famosa “varanda gourmet” — espaço onde é possível realizar refeições e que, geralmente, conta com churrasqueira e bancada com pia —, existem muitos apartamentos que possuem excelentes varandas, porém sem a churrasqueira, ou ainda aqueles que não contam com esse espaço mais arejado.

Se você se encontra em uma dessas duas últimas situações (possui varanda sem churrasqueira ou mora em um apartamento que não conta com a varanda), saiba que nós temos uma excelente notícia!

É possível fazer um churrasco incrível mesmo nesses ambientes!

Na verdade, o ambiente nunca foi um impeditivo para fazer um churrasco, no entanto, é preciso ter algumas precauções e analisar quais equipamentos/utensílios são as melhores escolhas para o seu ambiente. A segurança e o respeito com os vizinhos são os principais requisitos nesta situação.

Vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto? Que tal descobrir que você não precisa riscar da sua lista esse evento social e que existem diversos produtos/utensílios que poderão ajudá-lo nessa missão?

A escolha da churrasqueira para o apartamento

Sem dúvida, essa é uma das grandes dúvidas: Qual churrasqueira devo comprar? Qual faz menos fumaça? A churrasqueira elétrica altera o sabor da carne?

Antes de mais nada, precisamos falar que a churrasqueira ideal para o seu apartamento é aquela que melhor se adequa às suas necessidades. É importante que você converse com o síndico do seu condomínio/prédio e releia o regulamento interno, assim, possíveis transtornos com a vizinhança serão evitados.

A seguir, conheça algumas opções. Com certeza, com base nas informações passadas, você conseguirá analisar qual melhor atende às suas necessidades.

Churrasqueira a gás

Prática, essa churrasqueira produz pouca fumaça e é fácil de limpar, além disso, ela possui um fácil sistema para controlar a temperatura, evitando que os alimentos fiquem crus ou queimados.

O tamanho é um ponto negativo desta churrasqueira, pois, por ser grande, a sua utilização fica mais difícil se você possuir um ambiente pequeno.

Churrasqueira a bafo

Essa churrasqueira leva carvão e possui uma tampa que deve ficar fechada enquanto os alimentos são assados. Por conta dessa tampa, ela potencializa o gosto de defumado nas carnes. Além disso, ela produz menos fumaça, quando comparada à churrasqueira convencional ou de alvenaria. Apesar de pequenas, elas são indicadas para apartamentos que possuem varanda.

Churrasqueira elétrica

Como o próprio nome já diz, essa churrasqueira funciona com a eletricidade, produz pouca fumaça e ocupa pouco espaço. Esse modelo é ideal para quem não possui uma área externa (como as varandas).

O ponto negativo é que, por não utilizar carvão, o gosto da carne fica um pouco diferente quando comparada às churrasqueiras que são aquecidas com este produto.

Churrasqueira portátil

São fáceis de carregar e podem ser elétricas, a gás e, até mesmo, contarem com um espaço para o carvão. Elas são ideais para quem deseja levá-la para a casa de amigos ou viagens. A sua desvantagem é que, por ser pequena, não é possível assar uma grande quantidade de alimentos ao mesmo tempo.

Churrasqueira de fogão

Excelente opção para quem mora sozinho, essa churrasqueira funciona com o fogo que sai das bocas do fogão da cozinha. Embaixo da grelha, esse equipamento conta com um recipiente de água, evitando que a gordura das carnes caia no fogão.

Esse modelo é ideal para quem mora sozinho ou não possui espaço para mais um utensílio doméstico. A sua desvantagem, assim como a churrasqueira portátil, é o seu tamanho, pois não há espaço suficiente para uma quantidade razoável de carne.

Utensílios

Além da escolha da churrasqueira que mais se adequa ao seu apartamento, alguns utensílios também são importantes para que tudo ocorra bem:

  • ● Uma boa faca;
  • ● Uma chaira (afiador);
  • ● Um pegador;
  • ● Uma taboa;
  • ● Uma espátula.

Veja aqui: Descubra quais são os itens essenciais para o seu churrasco

Corte das carnes

Para churrascos em ambientes pequenos como os apartamentos, por exemplo, o ideal são as carnes com cortes mais finos, que são mais rápidos de serem preparados e que produzem menos fumaça.

Escolha bifes com espessura de até 3 cm e opte por carnes que tenham menos gordura, como o baby beef ou a fraldinha. Se você preferir uma picanha, opte pela picanha suína. Dê preferência também para as carnes de frango, como a coxa e a sobrecoxa e a coxinha da asa.

Aperitivos

Os aperitivos são sempre um sucesso nos churrascos e, se eles forem feitos em um apartamento, a sua importância fica ainda mais evidente. Como, geralmente, as churrasqueiras indicadas para apartamento são menores, as carnes e outros alimentos que são feitos nela tendem a demorar um pouco mais para ficarem prontos.

Nesse caso, tenha sempre entradinhas, como antepastos, queijos, pãezinhos e, até mesmo, amendoins e salgadinhos para controlar a fome enquanto a carne não sai!

Contudo, não deixe todo mundo “se encher” apenas com esses aperitivos, assim, quando a carne ficar pronta, todos irão se deliciar com o bom churrasco!

Por fim, não importa onde ou quando, o churrasco deve ter a presença de pessoas que amamos e que queremos por perto para viver os melhores momentos. Para deixar o “churras no apê” ainda mais apetitoso, conte com a linha Na Brasa da Perdigão. Vai lá é #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo: