Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Maio, 20 2021

Conheça os 7 mitos sobre a carne suína

A carne suína é incrivelmente deliciosa, no entanto, ela ainda é cercada de diversos mitos sobre a sua procedência, formas de preparo e impacto na saúde de quem a consome.

Pensando nisso, preparamos este material com as principais crenças que, infelizmente, limitam o uso e o consumo dessa carne tão versátil e saborosa.

Mito 1 - A carne suína pode transmitir doenças

Antigamente os suínos eram criados em situações precárias de higiene e, além disso, eram alimentados com os restos dos mais diversos tipos de alimentos. Como consequência, a carne que chegava à mesa do consumidor tinha uma procedência duvidosa e, devido às condições em que os animais viviam, era alto o risco dessas carnes carregarem inúmeras bactérias.

Hoje, os frigoríficos da Perdigão contam com um grande e rigoroso processo produtivo, onde os animais, além de receberem uma dieta rica e equilibrada para cada fase do crescimento, são criados em ambientes controlados e que respeitam as mais exigentes normas sanitárias. Todo esse processo é acompanhado por profissionais qualificados e comprometidos com a qualidade de todos os produtos.

Mito 2 - A linguiça é a única carne suína que fica boa no churrasco

De fato, a linguiça suína não pode faltar no churrasco do brasileiro. Sozinha ou acompanhada, ela é sinônimo de sucesso.

Entretanto, outras peças podem enriquecer e levar muito sabor e suculência aos seus churrascos.

Os diversos cortes da Linha Perdigão na Brasa contam com temperos incríveis que, com certeza, farão toda a diferença.

A pancetta suína ao toque de limão ou a costela suína sabor barbecue, por exemplo, são cortes suculentos que ficam deliciosos quando levados à brasa.

Mito 3 - A carne suína deve ser muito bem passada

Devemos lembrar que a carne suína, quando bem passada, perde toda a sua suculência e sabor.

Algumas pessoas ainda têm o hábito de deixar a carne de porco muito tempo no fogo por acreditarem que, dessa forma, todas as bactérias serão eliminadas.

Entretanto, elas esquecem que todos os cortes podem transmitir doenças quando não passam por um rigoroso controle de qualidade. Por isso, a importância de consumir produtos de procedência, como os cortes da Linha Perdigão na Brasa, que seguem todos os processos sanitários.

Mito 4 - A carne suína não possui nutrientes e vitaminas

A carne de suína é a carne com maior popularidade em todo o planeta, pois, além de seu sabor e variedade de cortes, ela contém muitas vitaminas, proteínas e minerais. Inclusive, é uma opção para quem deseja seguir uma dieta muito mais saudável.

Por conter as vitaminas A e B, selênio, zinco e ferro, a carne suína também é uma ótima opção para as crianças, uma vez que esses elementos atuam fortemente no sistema imunológico, além de ajudarem no sistema cognitivo, psicomotor e estrutural.

Mito 5 - É difícil acertar no tempero e no molho da carne suína

Está aí um grande mito!

A carne suína é muito versátil e pode ser preparada com os mais variados temperos e molhos. Tudo irá depender da criatividade e do gosto de cada cozinheiro!

E para quem deseja ainda mais praticidade e sabor, a Linha Perdigão na Brasa conta com diversos cortes suínos com temperos selecionados.

Mito 6 - A carne suína é muito gorda

Antigamente, quando os animais não recebiam uma alimentação balanceada, a carne suína (como qualquer outra carne) possuía um alto índice de gordura.

Entretanto, com as novas tecnologias e processos rigorosos, a porcentagem média de gordura na carne suína caiu bastante nos últimos anos, resultando em um produto muito mais proteico e menos gorduroso.

Obviamente, dependendo do corte escolhido, o percentual de gordura irá variar bastante. Por exemplo, a Pancetta Suína, quando comparada ao Filé Mignon Suíno, que é uma ótima fonte de proteína, é uma peça mais gordurosa.

Vale lembrar que o modo de preparo também interfere na quantidade de gordura e calorias que a peça irá conter.

Mito 7 - A carne suína não é uma carne nobre

Outro grande mito!

Assim como a carne bovina, os cortes suínos possuem partes nobres que são macias, suculentas e cheias de sabor, um ótimo exemplo é a picanha suína. Versátil, esse corte pode ser levado ao forno ou à churrasqueira.

Você já deixou de consumir a carne suína por acreditar em algumas dessas crenças?

Conte com os cortes suínos já temperados da Linha Perdigão na Brasa em suas próximas aventuras gastronômicas e arrase!

Vai lá e manda brasa!

Compartilhe agora mesmo:

A Perdigão utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.