Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Maio, 20 2021

10 Razões para incluir a carne de porco em sua dieta

Estamos cada vez mais preocupados com a quantidade e com a qualidade dos produtos que consumimos.

Essa preocupação, obviamente, estende-se aos alimentos que entram em nossas casas. Afinal, encontramos nas prateleiras e geladeiras dos supermercados uma variedade enorme de categorias e marcas.

Diet, light, sem açúcar, com baixo teor de gordura, e por aí vai…

E no momento de escolher as proteínas, qual seria a melhor opção?

A carne suína, por exemplo, que durante muitos anos foi considerada uma carne gorda, tem ganhado o coração — e o estômago — das pessoas que buscam por uma alimentação mais equilibrada e com menos gordura.

Quando comparada à carne bovina, ela possui um menor percentual de gordura, além de ser rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Quer conhecer todos os benefícios dessa deliciosa proteína? Então #mandabrasa neste artigo, pois iremos contar tudo para você!

1 - Cortes magros

Entende-se por carne magra, aquela que possui um baixo teor calórico, com altas taxas de proteínas e que seja rica em nutrientes.

Algumas pessoas pensam que estes benefícios estão presentes apenas nas carnes brancas, como as aves e os peixes, entretanto, a carne suína possui diversos cortes altamente indicados para quem precisa manter uma dieta mais saudável e equilibrada.

A Linha Perdigão na Brasa conta com duas ótimas opções: a copa lombo (sobrepaleta suína) e o filé mignon suíno.

Saborosos e muito suculentos, eles podem ser preparados de diversas formas, inclusive, ficam impecáveis quando levados à churrasqueira.

2 - Fonte de vitaminas

A carne suína é uma maravilhosa fonte das 8 vitaminas que compõe o Complexo B — B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Responsáveis por manter o nosso corpo em perfeita harmonia, essas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.

A carne suína é a principal fonte animal da tiamina (vitamina B1), que tem a função de transformar os nutrientes em energia para os tecidos do corpo.

Segundo a Dra. Rayanne Magalhães, nutricionista, quando equilibradas, essas vitaminas fortalecem os sistemas imunológico, nervoso e circulatório. Além disso, auxiliam na manutenção da saúde da pele, dos cabelos e das unhas, além de ajudarem na prevenção da perda de memória e enxaquecas.

3 - Fonte de aminoácidos

Indispensáveis para a vida humana, os aminoácidos são essenciais na construção das proteínas e na síntese de hormônios e neurotransmissores.

As proteínas contam com mais de 20 tipos de aminoácidos, sendo que alguns deles são produzidos pelo nosso corpo, outros, são adquiridos por meio da alimentação, são os chamados aminoácidos essenciais.

A carne suína é uma ótima fonte de alguns aminoácidos essenciais — leucina, lisina e valina —, principalmente quando comparada à carne bovina.

Por isso, ela é altamente recomendada aos praticantes de atividade física, uma vez que os seus diversos cortes contêm proteínas de alta qualidade.

4 - Ótima opção na alimentação das crianças

Você sabia que a carne de porco é uma das proteínas que oferecem diversos benefícios para o desenvolvimento infantil?

É isso mesmo, os cortes suínos são uma ótima opção na alimentação dos pequenos, uma vez que eles são ricos em proteína e ferro. Além disso, eles contam com diversas vitaminas e minerais que atuam no sistema imunológico e que ajudam na parte cognitiva e psicomotora.

5 - Proteína amiga da mulher

São diversos os benefícios da carne suína para a saúde da mulher, entretanto, queremos começar com um que várias pessoas devem desconhecer: ela ajuda na redução e no alívio dos sintomas pré-menstruais.

Explicaremos: já falamos por aqui que a carne suína contém as 8 vitaminas que compõem o tão famoso Complexo B, o que não falamos ainda é que, segundo um estudo publicado pela revista American Journal of Clinical Nutrition, essas vitaminas são capazes de aliviar diversos sintomas, como a cólica, dores de cabeça, náuseas e irritabilidade.

Entre essas vitaminas, podemos destacar a tiamina (B1), a riboflavina (B2) e a piridoxina (B6).

Além desse grande benefício, a carne suína auxilia no controle de peso e massa muscular (devido aos aminoácidos) e também ajuda na prevenção da anemia ferropriva (anemia decorrente da privação e deficiência de ferro no organismo).

“Devido ao fluxo menstrual, as mulheres possuem menores reservas de ferro e a carne suína, por sua vez, conta com ferro de alta biodisponibilidade, ou seja, o organismo absorve até 30% da quantidade de ferro consumida”, completa a Dra. Rayanne.

6 - Ajuda na prevenção de doenças

Ela também é uma excelente fonte de zinco e potássio. O zinco, por exemplo, estimula o sistema imunológico, fazendo com que o corpo crie uma resistência contra diversas doenças. Já o potássio ajuda a regular a pressão e diminui a quantidade de sódio no corpo, favorecendo os rins.

7 - Ajuda no envelhecimento saudável

Os cortes suínos apresentam um alto teor de selênio. Este antioxidante ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla. Além disso, ele também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, de doenças do coração e, até mesmo, de alguns tipos de câncer.

8 - Versatilidade

A carne suína pode ser preparada de diversas formas. E sabe o que é mais incrível? Ela fica maravilhosa em todas elas!

Veja aqui: Versatilidade: conheça as diversas formas de preparar a carne de porco

Os diversos cortes da Linha Perdigão na Brasa podem ser preparados na frigideira, no forno, na churrasqueira e, até mesmo, na airfryer.

9 - Acompanhamentos

Uma coisa que ninguém pode discordar é que a carne suína é, acima de tudo, democrática. Ela fica ótima com diversos acompanhamentos, inclusive com os agridoces e frutas!

Uma salada de folhas com pedaços de manga e figo, por exemplo, fica uma delícia com a carne de porco.

Ao preparar um corte suíno, o importante é usar a criatividade e deixar a imaginação fluir.

10 - Valor

Embora a carne de porco possua diversas partes nobres, ela ainda é mais barata, principalmente quando comparada a alguns cortes bovinos.

O filé mignon suíno, a picanha suína, e a costela, são apenas alguns exemplos de cortes que agradam o paladar e que são garantia de sucesso em qualquer evento.

Só viu vantagens? Nós também!

Então, não perca tempo e leve muita saúde e sabor à sua mesa. Experimento todos os cortes temperados da Linha Perdigão na Brasa e #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo:

A Perdigão utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Política de Privacidade.