Ir para o conteúdo

Terça-feira
cheia de reunião?

Que tal mandar brasa na sua
busca? a gente te ajuda.

Na brasa
Outubro, 21 2020

Sem Crise! Veja Como Limpar As Grelhas da Churrasqueira Sem Grandes Esforços

É difícil encontrar quem não goste de churrasco! Afinal, esse “evento” que é paixão entre os brasileiros, vai muito além do ato de assar ou grelhar as carnes sobre a brasa.

Aliás, assim que decidimos fazer o famoso “churrasquinho”, precisamos pensar em diversos detalhes, como o número de convidados, a quantidade ideal de carnes, acompanhamentos e bebidas, a trilha sonora, o custo e, até mesmo, a limpeza do local e dos itens utilizados.

Se você é daqueles que amam, mas morre de preguiça e acha muito difícil limpar utensílios como as grelhas e os espetos, por exemplo, saiba que este texto foi feito para você!

Existem diversas práticas utilizadas para limpar as grelhas da churrasqueira e, com certeza, você achará uma que deixará o seu churrasco prazeroso, do começo ao fim.

Boa leitura!

Não deixe para depois. Usou, limpou!

Essa, sem sombra de dúvidas, é a dica que você não pode deixar de lado. Para manter as grelhas da sua churrasqueira sempre limpas, comece o processo de higienização assim que o churrasco terminar.

É isso mesmo, ao deixar a grelha esfriar, a gordura com os restos de carnes, a sujeira do carvão e a fuligem, poderão endurecer e formar uma crosta de difícil remoção, por isso, um dos segredo para uma limpeza fácil e tranquila, é lavá-las enquanto a gordura ainda está mole.

Portanto, quando as carnes acabarem ou você não for mais usar a churrasqueira, espere alguns minutos e, então, retire-as com cuidado e comece a limpeza.

Use um bom desengordurante

Os produtos desengordurantes são excelentes aliados na limpeza de diversos itens domésticos e, inclusive, eles podem ser utilizados para limpar as grelhas da sua churrasqueira.

Para isso, passe um pano ou papel toalha com o produto por toda a grelha ainda morna (esse processo irá retirar o excesso de sujeira) e, em seguida, com o auxílio da parte macia da esponja, limpe-a com água e detergente.

Deixe a grelha de molho

Em alguns casos, apenas a utilização do desengordurante não é suficiente para eliminar a sujeira. Contudo, não há motivo de preocupação, é possível deixá-la de molho em um recipiente com detergente e água morna por cerca de 10 minutos e, em seguida, esfregá-la com uma escova de cerdas duras. Para finalizar, enxague em água corrente e veja se ela ficou limpa.

Itens inusitados que limpam grelhas de churrasqueiras

Você sabia que existem alguns objetos/alimentos que podem te ajudar — e muito! — no momento da limpeza das grelhas utilizadas em um churrasco? Veja quais são eles e como utilizá-los:

  • Pão Francês — Há quem não acredite, mas sim, o nosso amado pãozinho francês pode limpar a sujeira superficial presente na grelha. No entanto, não é qualquer pão que irá te ajudar. Ele precisa estar duro (o famoso pão amanhecido).
    Como limpar: corte um ou dois pães ao meio e esfregue-os por toda a sua superfície (dos dois lados). Aqui, o segredo não é a força, mas os movimentos que você fará com o pão. Eles devem ser constantes na horizontal ou vertical. Para finalizar, passe detergente em toda a grelha com uma esponja, deixe agir por 5 minutos e enxágue com água.
  • Limão — Por conter um alto nível de acidez que auxilia na remoção de gordura, o limão pode ser um ótimo aliado.
    Como limpar: corte o limão ao meio e esfregue-o diretamente na grelha até perceber que o excesso de gordura e outros resíduos saíram. Finalize a higienização com detergente e água.
  • Cebola — Se o limão tiver acabado, você pode correr até a sua geladeira e pegar uma cebola. Isso mesmo! A cebola também pode retirar aquela crosta de gordura.
    Como limpar: corte a cebola ao meio e esfregue-a diretamente na grelha até perceber que o excesso de gordura e outros resíduos saíram. Finalize a higienização com detergente e água.
  • Latinha de alumínio — Se você joga todas as latinhas de refrigerante e cerveja no lixo, a dica é a seguinte: reserve algumas para a limpeza da sua grelha. Pode acreditar, as latinhas ajudam na remoção de todo excesso de gordura e demais resíduos.
    Como limpar: retire o lacre da latinha e esfregue a parte superior dela por toda a grelha até perceber que toda sujeira superficial foi removida (se for necessário, use mais de uma lata nesse processo). Em seguida, esfregue a grelha com detergente e uma esponja de aço e enxágue com bastante água.

Xii, deixei a limpeza para outro dia! E agora?

Xii, deixei a limpeza para outro dia! E agora?

Se você não conseguiu fazer a limpeza logo após a finalização do churrasco, provavelmente a crosta com resíduos de carne, fuligem e gordura estará impregnado.

Para esses casos, existem alguns procedimentos que poderão ser úteis:

Veja o passo a passo de cada um:

  • ● Vinagre Branco + Bicarbonato de sódio: com uma escova, coloque uma leve camada de bicarbonato de sódio em todas as partes da grelha.
    Deixe agir por 5 minutos e, em seguida, coloque o vinagre branco em um borrifador e pulverize-o sobre a grelha com o bicarbonato. Use uma esponja de aço para potencializar a limpeza, deixe agir por mais 5 minutos e finalize com detergente e água.
  • ● Desengordurante alcalino: dilua ¼ desengordurante alcalino em ¼ de água morna e borrife essa mistura por toda a sua superfície.
    Use uma luva resistente e uma esponja de aço com cabo longo (para não se queimar), umedecendo a esponja com água e detergente e esfregando em movimentos para trás e para frente. Se for necessário, borrife mais um pouco da mistura e deixe agir por 10 minutos, por fim, enxágue com água abundante.

Com essas dicas você vai aproveitar muito mais o seu churrasco, sem se preocupar com a limpeza que virá logo em seguida! E aí, já mandou mensagem chamando a galera? #mandabrasa

Compartilhe agora mesmo: